Leonardo


Leonardo ou "Mestre Leonardo", é um demônio ou espírito, no Dictionnaire Infernal, grão-mestre das orgias noturnas de demônios. Ele é representado com três chifres de bode, com um rosto humano e negro. Ele marca o seu início com um de seus chifres. Com poderes infernais obtidos no culto de Mestre Leonardo, Leonardo pode alcançar transformações monstruosas, como em animais ou homens, como um Incubo.
Pode ser possível que a figura como cabra de Leonardo, esteja relacionado com o ritual descrito em Levítico 16:8, relativa a Azazel:

Levítico 16:8 E Arão lançará sortes sobre os dois bodes: uma pelo Senhor, e a outra por Azazel.

9 Então apresentará o bode sobre o qual cair a sorte pelo Senhor, e o oferecerá como oferta pelo pecado.
10 mas o bode sobre que cair a sorte para Azazel será posto vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele a fim de enviá-lo ao deserto para Azazel.
Não há menção de um "Mestre Leonardo" no Dictionary of Phrase and Fable (Dicionário das Frases e Fábulas, publicado em 1898) em associação com a suposta divindade dosTemplários, o Baphomet ou o "Bode de Mendes". Banquetes Negros, são atirados em honra de Leonardo, onde cabritos abortados, são comidos sem sal e fervidos com os répteis, para manchar a natureza do pecado da carne limpa.
Leonardo tem sido conhecido também, por assumir outras formas, e há alguma ligação com a lendário lobisomem, ele é conhecido por aparecer como um soldado bonito, um favorito de muitos demônios. Nesta forma, ele vai seduzir uma jovem e levá-la ao deserto, onde ele se deita com ela e depois, ejacular sémen frio. Qualquer criança resultante desta união, será morto, uma oferta pelo pecado, mais uma vez ecoando vagamente a história de Araão.

A figura do demônio sedutor deriva de Mestre Leonardo, como a figura sombria  que vaga pela floresta, de carater militar no comando de seus espiritos ele é aquele que reside no coração tanto da preza quanto do predador, ou o amante sombrio. Ele está presente em diversas obras de ficção como como o livro espirita psicografado e de autoria do Conde J. W. ROCHESTER   "Naema - A Bruxa: A Lenda de Feitiçaria do Século XV", bem como nas mídias mais recentes, pode-se identificar a referencia ao Mestre Leonardo, no filme "A Bruxa".