O QUE É O ZAZEN?
A prática do zazen também é
conhecida por meditação vazia, o zazen é a forma mais próxima da iluminação
experimentada pelo Buda Shakiyamuni, sob a árvore de Bo, em Magadha. Em tempos
remotos todas as tradições budistas realizavam a prática do zazen, que foi
enaltecida pela 28º. patriarca, Bodhidharma, que da Índia levou para a China,
mais precisamente para o Mosteiro de Shaolin. No "País do Centro", em
torno do século VI da nossa era, o zazen era treinamento comum entre os monges
que moravam nos mosteiros. Não obstante, com o fortalecimento de ramos do
budismo, denominadas escolas ou tradições, muitas delas acabaram dando
importância menor à meditação e, por fim, abandonando-a.
Entre as escolas que enaltecem a
prática da meditação, a mais rigorosa são as do segmento Zen.Outrora, na China
existiram cinco escolas do ramo Zen. No Japão, três são as escolas, entre estas
a Soto Zen, a que mais dá importância na prática do zazen. A respeito disso, o
fundador deste segmento, Eihei Dogen escreveu o antológico tratado
"Fukanzazengi" sobre a forma de se praticar o zazen. Outro
ensinamento de Dogen a respeito da prática é quando diz:
"Shikantaza". Ou, dito de maneira enfática e inteligível "apenas
sente-se".
COMO FAZER ZAZEN
O local
Para fazer zazen, procure um lugar
calmo onde você possa sentar sem perturbações. Não deve ser nem muito escuro,
nem muito claro, deve ser quente no inverno e fresco no verão. O local de
sentar deve estar em ordem e limpo.
Se possível, deve haver um altar com
uma imagem de Monjushri Bodisatva. Se não houver nenhuma disponível, qualquer
imagem de Buda ou de um Bodisatva está bem. Também, se possível, faça uma
oferta de flores no altar e acenda incenso.
Preparando-se
Evite sentar se você não dormiu o
suficiente, ou quando estiver fisicamente exausto. Antes de sentar, coma
moderadamente e evite bebidas alcoólicas. Lave seu rosto e seus pés a fim de
sentir-se renovado.
Vestimenta
Evite roupas sujas ou peças de
vestuário que sejam luxuosas ou caras. Também é aconselhável evitar roupas pesadas.
Vista-se confortavelmente, mas não com descuido. Nos mosteiros Zen Japoneses,
não se usam meias no zendo.
Posição do zafu
Posicione um zabuton em frente a uma
parede e coloque um zafu sobre ele. Sente-se, posicionando a base da coluna no
centro do zafu, de forma que metade do zafu fique atrás de você. Depois de
cruzar suas pernas, apóie com firmeza seus joelhos sobre o zabuton.
Cruzando suas pernas(1): posição de
lótus-cheio (kekkahuza)
Coloque seu pé direito sobre sua
coxa esquerda, e a seguir o seu pé esquerdo sobre sua coxa direita. Cruze suas
pernas de forma que as pontas de seus dedos do pé e o lado externo das suas
coxas formem uma só linha.
Cruzando suas pernas (2): posição
lótus-metade (hankahuza)
Simplesmente coloque seu pé esquerdo
sobre sua coxa direita. Ao cruzar as pernas, seus joelhos e a base da sua
coluna vertebral devem formar um triângulo equilátero. Esses três pontos dão
suporte ao peso do seu corpo. Na kekkafuza (Lótus Completa), a ordem em que
você cruza suas pernas pode ser inversa, e na hankafuza (Meia Lótus), elevar a
perna oposta é aceitável.
Postura
Apóie ambos os joelhos firmemente no
zabuton, endireite a lombar, seus glúteos devem ficar para trás, enquanto seus
quadris devem ficar para frente, e endireite sua coluna. Encaixe seu queixo
para dentro e alongue seu pescoço como se fosse alcançar o teto. Suas orelhas
devem estar alinhadas com os ombros, e seu nariz alinhado com seu umbigo.
Depois de endireitar sua coluna, relaxe seus ombros, costas e abdômem sem mudar
sua postura. Sente-se ereto, sem inclinar-se nem para a esquerda, nem direita,
nem para frente ou para trás.
Mudra Cósmico (Hokkaijoin)
Posicione sua mão direita, com a
palma voltada para cima, sobre seu pé esquerdo, e sua mão esquerda, também com
a palma voltada para cima, sobre a palma da mão direita. As pontas dos
polegares tocam-se levemente. Essa posição de mãos chama-se hokkai-join (Mudra
Cósmico). Posicione as pontas de seus polegares em frente ao seu umbigo, e seus
braços levemente afastados do corpo.
A boca
Mantenha a boca fechada, colocando
sua língua contra o céu-da-boca logo atrás dos dentes.
Os olhos
Mantenha os olhos entreabertos;
pousados a 45 graus. Sem focalizar nada em particular, deixe que todas as
coisas ocupem seus lugares em seu campo de visão. Se seus olhos estiverem
fechados, você facilmente cairá em sonolência ou será levado pela imaginação.
Exalar completamente e tomar ar
(Kanki-issoku)
Faça uma exalação profunda, seguida
de uma inalação profunda, ambas silenciosamente. Abra sua boca apenas o
bastante para exalar de forma suave e lenta. A fim de exalar todo o ar de seus
pulmões, exale a partir do abdômem. Depois disso, feche sua boca e continue a
respirar pelas narinas naturalmente. Isso se chama kanki-issoku.
Balançar o corpo
Coloque suas mãos, com as palmas
voltadas para cima, sobre seus joelhos, e balance a parte superior de seu corpo
da esquerda para a direita algumas vezes. Sem mexer os quadris, mova seu tronco
como se ele fosse um mastro inclinando-se para um lado e para o outro, a fim de
alongar a cintura e os músculos do quadril. Você também pode balançar para frente
e para trás. Inicialmente esse movimento deve ser amplo, para tornar-se a cada
vez menor, e finalmente cessar com seu corpo centrado em uma posição vertical,
ereta. Novamente forme o hokkai-join com suas mãos e assuma uma posição ereta,
imóvel.
Respiração abdominal
Durante o Zazen, respire
silenciosamente pelas narinas. Não tente controlar a respiração. Deixe-a ir e
vir tão naturalmente a ponto de você se esquecer que está respirando. Deixe que
as respirações longas sejam longas, e que as curtas sejam curtas. Não faça
barulho, evitando uma respiração pesada.
Estado de ser cônscio (Kakusoku)
Não se concentre em nenhum objeto em
particular, nem tente controlar seus pensamentos. Quando você mantém uma
postura correta e sua respiração se acalma, sua mente ficará tranquila de forma
natural.Quando muitos pensamentos surgirem, não fique preso, nem lute com eles;
não os siga, nem tente escapar deles. Apenas deixe-os existir, permitindo que
surjam e desapareçam livremente. O essencial ao praticar zazen é despertar
(kakusoku) da distração e do entorpecimento e voltar para a postura correta
momento a momento.
Levantando-se do zazen
Ao terminar o zazen, faça uma
reverência em gassho; coloque suas mãos sobre as coxas com as palmas voltadas
para cima; balance seu corpo algumas vezes, primeiro apenas um pouco e depois
em um movimento mais amplo. Inspire profundamente. Descruze as pernas. Mova-se
devagar, especialmente se suas pernas estiverem adormecidas. Não se levante
abruptamente.
A RESPIRAÇÃO DURANTE O ZAZEN
Sobre a respiração durante o zazen.
Dogen Zenji diz no Eihei-koroku (Coleção Formal de Discursos e Poemas de Dogen
Zenji), vol.5: “Em nosso zazen, é de fundamental importância sentar-se na
postura correta. A seguir, regular a respiração e se acalmar. Na Hinayana, há
duas formas básicas (para a prática do iniciante): uma é contar as respirações,
e a outra é contemplar a impureza (do corpo). Em outras palavras, um praticante
Hinayana regula sua respiração ao contá-la. A prática dos budas e ancestrais,
porém, é completamente diferente da prática Hinayana. Um mestre ancestral
disse: ‘É melhor ter a mente de uma raposa enganosa do que seguir o caminho de
auto-controle Hinayana’. Duas das escolas Hinayana (praticadas) no Japão hoje
são a Shibunritsu (a escola dos preceitos) e a Kusha (a escola baseada no
Abhidharma-kosa).
Existe também a maneira Mahayana para regular a
respiração. E essa é saber que uma respiração longa é longa, e que uma curta é
curta. A respiração atinge o tanden e se inicia ali. Apesar da inala ção e da
exalação serem diferentes, ambas passam pelo tanden. Quando você respira
através do abdômem, é fácil perceber a transitoriedade (da vida), e harmonizar
a mente.