Hekate, senhora das encruzilhadas


“Olho para os céus escuros e canto para bela noite, coberta pelas estrelas e iluminada pelo brilho lunar. O mares dançam e a lua se junta a mim nesta escura canção. ‘Oh noite, bela noite, origem dos deuses e dos homens. Oh noite, bela noite, senhora da escuridão infinita e dos sonhos eternos, grande mãe dos terrores.’ E todos beijam a face da imortal noite, a nossa sagrada senhora dos horrores e dos sonhos.”

Hekate é a deusa da magia, da lua, dos caminhos e da transformação cujo nome e seu significado é tão misterioso quanto ela mesma. Hekate aparece na literatura de 8 séculos antes de Cristo, na Teogonia grega, escrita por Hesíodo, no qual descreve os deuses gregos, seus atributos e interação. Priorizando isso, podemos especular a origem dela, que muitos acreditam ser for a da Grécia.
De fato, temos registros anteriores aos gregos, mas boa parte desta deusa é grega.

Hekate tem muitos epítetos, títulos e formas, que refletem os atributos e poderes dela. Ela é representada como uma bela dama, hora como 3 mulheres de costas uma para a outra segurando os símbolos dela (deusa tríplice, uma mulher no meio e 2 dos lados), e hora como uma mulher com 3 cabeças de animais relacionados a ela.

“A forma tripla de Hekate enfatizou seu poder sobre os 3 reinos, sendo esses os céus, a terra e os mares. Sua natureza primária foi observada nos animais , ela era representada com muitas cabeças e cada uma enfatizando diferentes qualidades de seu caráter múltiplo.” (Hekate Liminal Rites, p19) 

Outra característica tríplice associada a ela são os momentos liminares a vida, já que ela era associada ao nascimento, a iniciação e a morte. Ela era associada particularmente com os cultos gregos de mistérios, como os mistérios de elêusis, celebrado em Egina, Lagina e Samotracia em honra a ela, e Hekate também teve participação nos mistérios órficos. A essência tríplice dela também é associada com os 3 caminhos das encruzilhadas fêmeas/trivias, que são sagradas para ela, e também são locais onde se faziam oferendas. As chamadas ceias de Hekate eram feitas toda lua nova durante o ano inteiro.

Uma forma de entender a complexidade de Hekate é olhar para quem trabalhava com ela e o por que. Bruxas e feiticeiros chamavam por ela para dar potencia aos feitiços, ou enviar assistência através de espíritos de mortos, ou daemons (daemon em grego significa simplesmente espirito) Teurgistas chamavam por ela para obter compreensão do universo, conhecimento e alcançar a perfeição se unindo com o poder dela; Filósofos e poetas a chamavam para obter inspiração; curandeiros e herbalistas a chamavam para obter conhecimento de ervas; sacerdotes para adivinhação e iniciações; generais para proteger cidades; pessoas comuns para proteção, bênçãos e visões em sonhos; e os que estavam morrendo para que ela os recebesse de braços abertos além da vida, e guiasse a passagem com suas tochas. Tambem existem registros de prostitutas que a invocavam para obter beleza.

“Não há duvidas no papel de Hekate como iniciadora e sua popularidade duradoura. Como a senhora das tochas com o poder de todos os reinos, era obvio que ela se faria presente nos cultos gregos de mistérios. Existem referencias nos papiros mágicos gregos e nos oráculos caldeus sobre a conexão dela com as iniciações no mundo e que essa função tem continuado por séculos e eras, já que muitas pessoas de tradições ainda enxergam ela como a grande iniciadora” (Hekate Her Sacred Fires, pg. 33)
A popularidade de Hekate continuou da Grécia ao império romano, e foi nessa época que algumas das maiores obras associadas a ela foram escritos, como os Oráculos Caldeus e os Papiros magicos gregos. Em bizancio ela era honrada para proteger a cidade de invasões e ela ainda era referida pelos historiadores bizantinos no século 12 e muitos séculos depois do cristianismo.
Hécate se tornou muito popular no Renascimento, entre os poetas e autores, e sua popularidade tem aumentado desde então, e em tempos mais recentes, ela se tornou célebre, invocada e venerada pelos praticantes das diversas tradições magickas modernas e até mesmo em tradições pagãs, incluindo a Magia Cerimonial, Christianismo mistico, druidismo, wicca, Wicca iniciática (BTW), Luciferianismo, feitiçaria, no reconstrucionismo helenico, culto Hekatiano, Thelema, Teurgia, Magia e Bruxaria Tradicional.
Hecate ou Hekate?

Hekate é a forma grega de se escrever, traduzida para o latim como Hecate. Os dois estão corretos.

Os reconstrucionistas criticam algumas tradições magickas atuais, com argumentos aceitáveis em sua maioria, como:

1- O culto foge dos padrões greco-romanos e até mesmo da bruxaria tradicional.
2- Hekate é tida como 100% obscura ou maligna em alguns cultos fora da tradição pagã greco-romana, alem de fugir da essencia dos mitos e origens dela.
3- Hekate é tida como velha ou a deusa infértil, esquecendo então que na Grécia os deuses eram sempre jovens, assim como grande parte deles em Roma, e Hekate é considerada a deusa da fertilidade para alguns.

Pronuncia do nome:

Baseada em conceitos geográficos e linguísticos, acredita-se que as pronuncias corretas do nome seriam RÉ-ka-tay/É-ka-tey ou É-ka-tei (dando ênfase na ultima silaba)
Epítetos mais populares:
Antania (‘Inimiga da humanidade’)
Apotropaios (‘Abominável’)
Chthonia (‘do submundo/terra),
Dadouchos (‘portadora da tocha’),
Enodia (‘das estradas’),
Kleidouchos (‘mantenedora das chaves),
Kourotrophos (‘protetora das crianças/da juventude’)
Phosphorus (‘portadora da luz – em Roma Lucifera -).
Propolos (‘companheira’)
Propylaia (‘protetora/diante os portões’)
Soteira (‘salvadora’)
Trimorfis(‘três corpos)
Tricephalus (‘três cabeças’)
Krataiis (‘a forte’)
Monogenes (‘filha única’)
Lycania (‘dos lobos’)
Brimo (‘furiosa)
Aparatthos (‘sem nome/forma’)
Trioditis/Trevia (‘a de três caminhos),
Nekterian (‘noturna/dos mistérios da noite’)
(fonte: traduzido de sacredfires.co.uk)

Hinos meu a Hecate

Hecate, amavel senhora das encruzilhadas, dos céus, dos mares e da terra eu te invoco!
 Deusa do submundo (Khthonia), filha única (monogenes) eu chamo por ti neste momento, ouça-me!
Gloriosa perséia que caminha sozinha dentre as tumbas nas mais escuras horas da noite, senhora tripla da lua, de três cabeças (tricéfalos) esteja comigo neste momento!
Eu te invoco oh deusa inimiga da humanidade (antania), compartilhe comigo teu ódio e desprezo pelos tolos e alienados!
Ouço tua voz oh krataiis, cujo poder e beleza são infinitos e eternos, tu me perguntarás: Quem és tu, oh mortal?
Eu responderei: Hecate, sou tua criança, venha me abraçar e me proteger! (Kurotrophos e Propylaia), traga-me a luz e permita-me crescer na escuridão, purifica-me oh portadora da tocha! (Lucifera/phosporos) Ilumina os caminhos e estradas da minha vida, abra as portas da dos mistérios para mim! (trevia, Kleidouchos e Enodia)
Mas oh saudosa Hekate, deusa distante que brilha nos céus de nyx e revela os mistérios da noite, da vida e da morte esteja ao meu lado! (noticula/nekterian)
Eu canto esta canção para ti salvadora, deusa dos lobos da noite! Da-me sonhos e força para persegui-los e alcança-los (Lycania e Soteira)
Hekate, deusa temida, senhora da ira e vigorosa, deusa sem nome e sem forma, venha e me abraçe, e que no ultimo segundo, seu beijo seja doce! (Apharattos, brimo e pandein)

Hino Orfico a Hecate:

Hécate Einodia, Trioditis [Trivia], amável dama,
 da estrutura terrestre, aquática e celestial,
sepucral, em um véu de açafrão vestida,
satisfeita com fantasmas escuros que vagueiam pelas sombras;
Perséia, deusa solitária, saúdo-te!
Portadora da chave do mundo, nunca condenada a falhar;
em cervos rejubila-se, caçadora, vista noturnamente,
e arrastada por touros, inconquistável rainha;
Líder, Ninfa, enfermeira, a que vaga nas montanhas,
ouça os suplicantes que com ritos sagrados teu poder veneram,
e arraste-se para perto do vaqueiro com uma mente favorável.

Hino a Hécate de Hesiodo:

Febe entrou no amoroso leito de Coios 
e fecundou a Deusa o Deus em amor,
ela gerou Leto de negro véu, a sempre doce,
boa aos homens e aos Deuses imortais,
doce dês o começo, a mais suave no Olimpo.
Gerou Astéria de propício nome, que Perses
conduziu um dia a seu palácio e desposou,
e fecundada pariu Hécate a quem mais
Zeus Cronida honrou e concedeu esplêndidos dons,
ter parte na terra e no mar infecundo.
Ela também do Céu constelado partilhou a honra
e é muito honrada entre os Deuses imortais.
Hoje ainda, se algum homem sobre a terra
com belos sacrifícios conforme os ritos propicia
e invoca Hécate, muita honra o acompanha
facilmente, a quem a Deusa propensa acolhe a prece;
e torna-o opulento, porque ela tem força.
De quantos nasceram da Terra e do Céu
e receberam honra, de todos obteve um lote;
nem o Cronida violou nem a despojou
do que recebeu entre os antigos Deuses Titãs,
e ela tem como primeiro no começo houve a partilha.
Nem porque filha única menos partilhou de honra
e de privilégio na terra e no céu e no mar
mas ainda mais, porque honra-a Zeus.
A quem quer, grandemente dá auxílio e ajuda,
no tribunal senta-se junto aos reis venerandos,
na assembléia entre o povo distingue a quem quer,
e quando se armam para o combate homicida
os homens, aí a Deusa assiste a quem quer
e propícia concede vitória e oferece-lhe glória.
Diligente quando os homens lutam nos jogos
aí também a Deusa lhe dá auxílio e ajuda,
e vencendo pela força e vigor, leva belo prêmio
facilmente, com alegria, e aos pais dá a glória.
Diligente entre os cavaleiros assiste a quem quer,
e aos que lavram o mar de ínvios caminhos
e suplicam a Hécate e ao troante Treme-terra,
fácil a gloriosa Deusa concede muita pesca
ou surge e arranca-a, se o quer no seu ânimo.
Diligente no estábulo com Hermes aumenta
o rebanho de bois e a larga tropa de cabras
e a de ovelhas lanosas, se o quer no seu ânimo,
de poucos avoluma-os e de muitos faz menores.
Assim, apesar de ser a única filha de sua mãe,
entre imortais é honrada com todos os privilégios.
O Cronida a fez nutriz de jovens que depois dela
com os olhos viram a luz da multividente Aurora.

Assim dês o começo é nutriz de jovens e estas as honras.